Como internar um dependente químico?

Pode ser doloroso, mas a internação costuma ser essencial na maioria dos tratamentos de dependentes químicos. Se você ainda possui alguma dúvida sobre o assunto, continue lendo, porque vamos lhe apresentar importantes informações sobre o assunto.

Como funciona a internação em uma clínica de recuperação?

A Clínica de Recuperação Instituto Vitta, assim como outras clínicas, sabe o quão complicado é esse momento para a família e como é importante tratar os pacientes com respeito, paciência e empatia.
Existem três tipos de internação possíveis:

1- Voluntária

Aqui, a própria pessoa viciada toma a decisão de se internar. Esse é um grande passo e algo a ser valorizado porque apenas admitindo a doença é que você consegue forças para se recuperar.

2- Involuntária

Nesse caso, o dependente químico não consegue enxergar a necessidade de um tratamento porque para ele a situação não é tão ruim quanto lhe dizem.
Quando isso acontece, os familiares precisam intervir de forma incisiva. Eles fazem um pedido judicial para que a internação involuntária aconteça (ela é amparada por lei).
Pode parecer algo ruim, mas, na verdade, é o que vai fazer o paciente melhorar. Ainda que em um primeiro momento a pessoa resista à internação, ao longo do tratamento ela costuma reconhecer sua importância.

3- Compulsória

Situação ainda mais grave. Para realizar esse tipo de internação, você também necessitará fazer o pedido à justiça e, além disso, deverá provar, com amparo médico e testemunhal, que o dependente químico representa perigo à própria vida e a de outros.

Também é essencial saber se o seu ente querido deve ter uma internação parcial ou integral. Na parcial, o paciente frequenta a clínica por apenas algumas horas por dia. Na integral, ele dormirá no local por um período de tempo pré-determinado.

Que critérios utilizo para escolher uma boa clínica para internação?
Existem muitas clínicas de reabilitação por aí. Contudo, poucas são de fato eficazes e respeitosas como a Clínica de Recuperação Instituto Vitta. Para te auxiliar nisso, listamos dois fatores essenciais para você observar na hora de decidir quais clínicas são as que atenderão às suas necessidades.
• Metodologia e abordagem: cada instituição possui suas maneiras de trabalhar, por isso procure saber sobre como ela funciona. Além disso, preste atenção em seu foco, se é no tratamento psiquiátrico ou a aprendizagem efetiva. Veja qual tipo melhor define o modo como gostaria que seu ente querido fosse tratado.
• Equipe multidisciplinar: esse fator é essencial. Busque clínicas como a Clínica de Recuperação Instituto Vitta, que contem com um time de profissionais experientes e gabaritados em variadas áreas, pois apenas assim o serviço é realmente completo.

More Articles