Como curar um alcoólatra?

O alcoolismo é caracterizado pela vontade desenfreada de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, a tolerância à substância e a falta de controle na hora de parar de beber. As consequências são físicas e mentais.

O diagnóstico do alcoolismo não tem a ver com os tipos de bebida ou a quantidade, mas sim a falta da capacidade de parar o consumo.

A Clínica de Recuperação Instituto Vitta possui profissionais prontos para realizar uma avaliação completa no paciente antes de iniciar o tratamento.

Entre os principais fatores que podem estar associados ao alcoolismo, vale mencionar:

• Predisposição genética;
• Problemas depressivos ou de ansiedade;
• Condições culturais ou sociais;
• Insegurança.
No Brasil, por volta de 12% da população sofre com o alcoolismo. Mulheres são 30% dos casos, enquanto os homens fazem parte de 70%.

Quais são os sinais?

Entre os principais sintomas de que a pessoa está sofrendo com alcoolismo, devemos citar:
• Falta de controle no uso;
• Ingestão de cada vez maiores quantidades, pois a tolerância já está muito alta;
• Abstinência (transtornos físicos ocorridos após a interrupção do consumo alcoólico, como náuseas, ansiedade, tremores, alucinações, etc.);

Qual é o tratamento?

O ideal é que a pessoa doente reconheça seu problema e queira procurar ajuda.
No entanto, o que acontece em alguns casos é o dependente se negar a se tratar e a família ter que recorrer à Lei 10.216, de 6 de abril de 2001, que diz respeito à internação involuntária.

Os responsáveis têm o direito de internar o familiar viciado em bebidas ou drogas quando este se mostra como um perigo para si mesmo e para as pessoas ao seu redor, assim como está temporariamente incapaz de tomar suas decisões e saber o que é o melhor para ele.
O tratamento típico envolve em um primeiro momento a desintoxicação, que é a remoção total da bebida, com acompanhamento médico próximo e medicamentos controlados para auxiliar nas vontades e nas crises de abstinência.
Logo depois, é importante que ocorra um tratamento psicológico: as psicoterapias. Elas são essenciais para a recuperação do alcoólico. Nesse mesmo período, é comum que aconteçam aconselhamentos individuais ou em grupos, para que os pacientes falem sobre seus sentimentos.
A Clínica de Recuperação Instituto Vitta realiza essas etapas e ainda trabalha com a reinserção do indivíduo à sociedade, algo também essencial para que ele consiga ter uma vida normal, como antes da bebida.
Infelizmente o alcoolismo não tem cura. Todavia, com o auxílio da família, dos amigos e de uma clínica completa e respeitada, a pessoa conseguirá se reerguer, controlar o vício e ser feliz novamente.

More Articles