Clínica de reabilitação para dependentes químicos

Mesmo que hoje em dia tenhamos um maior diálogo sobre a dependência química e a seriedade desta situação, infelizmente continua complicado ter que lidar com dependentes químicos em casa quando você é leigo(a) na área.
Por isso é essencial achar uma ótima clínica de reabilitação para iniciar um tratamento eficiente. Os profissionais do local têm experiência em como tratar e auxiliar o dependente em seu processo de cura e ressocialização.

O que é uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Uma instalação especializada no apoio e recuperação de indivíduos que têm algum vício, como alcoolismo ou dependência química.
Essas clínicas precisam contar com profissionais multidisciplinares e experientes, como: psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, entre outros. Eles têm que oferecer um tratamento completo para ajudar no processo de desintoxicação, terapia e ressocialização.
É de costume que essas clínicas fiquem em áreas discretas, afastadas e amplas. Em alguns casos, a locação é similar a de uma chácara, com muita paz e tranquilidade. As acomodações precisam ser confortáveis para pacientes com tratamentos intensivos.
As unidades da Clínica de Recuperação Instituto Vitta respondem bem às expectativas dos familiares, pois possuem instalações completas, com áreas naturais, recreativas e até mesmo piscinas.
Algumas clínicas preferem se concentrar em só um problema. Outras têm capacidade para lidar bem com várias doenças, como o tratamento da depressão e da esquizofrenia, por exemplo.
A Clínica de Recuperação Instituto Vitta se encaixa nesse segundo grupo, tendo profissionais que podem ajudar diversos pacientes a se curarem de uma ampla gama de transtornos/doenças que não incluem somente alcoolismo ou dependência química.

Quais são os tipos de tratamentos normalmente disponíveis?
Algumas clínicas podem ter programas diferentes, mas em sua maioria elas utilizam os mencionados abaixo:

Tratamento interno

Também chamado de intensivo, é quando o paciente é internado por um período integral, ou seja, ele acorda e dorme na clínica.
Como é mais poderoso, esse tipo de tratamento costuma durar menos tempo do que os outros (normalmente de 28 a 30 dias). Contudo, é possível que dure por mais tempo se os familiares e os médicos acharem melhor.
A Clínica de Recuperação Instituto Vitta não utiliza apenas a desintoxicação em seu tratamento, mas também a psicoterapia e, por fim, a reinserção social. Isso tudo faz com que o dependente saia preparado para voltar a viver em sociedade com saúde e segurança.

Tratamento externo

Aqui o paciente não dorme na clínica. Ele vai até lá apenas para tratamentos pontuais e participações em grupos de apoio ao dependente químico, como o Narcóticos Anônimos.
Normalmente, esse tipo de tratamento é uma extensão ou continuação do tratamento interno.

Tratamento de internação parcial

É uma mistura entre o interno e o externo. Quer dizer que o paciente fica a maior parte do dia na clínica, mas no fim do dia volta ao seu lar.

More Articles