Apoio a dependentes químico

Às vezes pode ser complicado compreender exatamente o que se passa na cabeça de uma pessoa viciada, seja em drogas, álcool ou qualquer outro tipo.
No entanto, é importante tentar, pois o apoio da família e dos amigos é muito importante para que um paciente tenha forças para se tratar e assim seja bem-sucedido em seu processo de cura.
A Clínica de Recuperação Instituto Vitta tem muita experiência em apoiar dependentes químicos e conseguir trazê-los de volta a uma vida saudável. Por isso, preparamos alguns ótimos conselhos para te auxiliar no suporte ao seu ente querido.

Veja a seguir algumas dicas de como apoiar dependentes químicos da melhor maneira

1. Respeite o lugar de fala

Antes de falar algo, pense se não é melhor ouvir o que a pessoa tem a dizer. Deixe-a desabafar, seja mais ouvidos do que boca. Ser ouvido é muito importante para quem tem dependência química, mesmo que a pessoa não perceba.
Por isso o tratamento psicológico é tão importante na sua recuperação. Não adianta apenas livrar o corpo das drogas se a mente não for tratada também. A Clínica de Recuperação Instituto Vitta possui profissionais super capacitados para todos os casos.

2. Seja empático

Evite julgamentos. Cada pessoa lida com as situações de maneira diferente. Pense muito antes de brigar ou de generalizar a dependência química. Explique que imagina a dificuldade, pratique a compreensão, a tolerância e nunca abra mão da empatia.
Aja como a Clínica de Recuperação Instituto Vitta: tenha carinho, respeito e responsabilidade na hora de apoiar o dependente químico. Caso contrário, você piorará ainda mais a situação.

3. Não fuja

Sua presença é essencial para ajudá-lo a melhorar. Siga o caminho com ele, por mais difícil que seja. Com amor e perseverança tudo é possível.
Muitas clínicas possuem programas que incluem a família do dependente químico. Não deixe de participar. Uma das piores coisas para uma pessoa na situação do vício em drogas é se sentir sozinho e abandonado.

4. Ajude-o a ver o lado bom da vida

Quando alguém é viciado em drogas, ele acha que a única coisa prazerosa é utilizar a substância. Por isso é tão importante mostrar quanta coisa bonita e diferente ele está perdendo lá fora.
Jogue videogame ou jogos de tabuleiro, vá ao cinema, prepare suas comidas preferidas. Mesmo que ele não queira no início, continue tentando. Muitos tratamentos também reforçam essa necessidade e ajudam na ressocialização do dependente.

Não deixe de procurar uma clínica especializada para avaliações e exames. A reabilitação tem como base esse diagnóstico para saber qual é o tipo de tratamento mais adequado e pertinente ao dependente químico.

More Articles